segunda-feira, 18 de maio de 2009

Exposição Fotográfica e Lançamento do Jornal comunitário movimentam o Pantanal

matéria publicada no Cinform em 18 de maio

Democratizar o acesso a comunicação e inserir jovens e crianças no processo de emissão e recepção das mensagens, o que isso tem haver com o Reggae? Para a banda Oganjah, tudo. Neste último sábado, dia 16, aconteceu no Galpão C.H.A.M.A, sede do Projeto C.H.A.M.A (Consenso Humanitário para arte em Movimento em Aracaju) desenvolvido pela banda Oganjah na comunidade Pantanal, periferia do bairro Inácio Barbosa, a exposição fotográfica “As belezas do Pantanal” e o lançamento do jornal comunitário “Cultura Pantanal”, produzidos em oficinas de comunicação livre e popular no Primeiro Final de Semana da Mídia Livre do Pantanal. As fotografias e o jornal são criações das próprias crianças da comunidade. A atividade, que tem como um dos objetivos principais a organização coletiva, reflexão e apropriação dos meios de comunicação, aconteceu dos dias 24 e 25 de maio e contou com a presença dos fotógrafos idealizadores do projeto Lúcio Telles, Marcos Rodrigues e Jake Ohai e com os comunicadores populares Luana Capistrano, Bruna Martins e Henrique Maynart.

A relevância maior das oficinas esteve no comprometimento destas não só com o desenvolvimento/ensino da técnica desses meios de comunicação, mas muito além disso. O Primeiro Final de Semana da Mídia Livre do Pantanal foi um espaço de disseminação da comunicação livre eparticipativa e articulação popular, onde os moradores e moradoras puderam refletir sobre o espaço do sistema comunicacional em nossa cultura, na nossa cidade e principalmente no bairro em que vivem. Questões acerca da comunidade foram levantadas e opiniões e idéias construídas a partir da discussão sobre temas relevantes como saneamento básico, meio ambiente e o rio Poxim, que beira a comunidade.

“A fotografia é uma grande ferramenta de comunicação porque possibilita a quem pratica se questionar sobre aquilo que está vendo, esse momento de reflexão pode levar a uma mudança de valores que resultará em uma mudança de atitudes. Isso, é o que mais precisamos nos tempos de hoje, refletirmos e criarmos um novo mundo. Nós vivemos na geração das imagens, a forma que você vê define o mundo que você cria” fala emocionado o fotografo idealizador do projeto Lúcio Telles.

Nas fotos, os olhares mais impressionantes! Cada imagem revela a singularidade do mundo daquelas crianças projetando para além daqueles muros a realidade e as belezas do Pantanal. Em cada palavra, a vontade de contar para o resto da cidade o que acontece de verdade naquele lugar, que, muitas vezes é apresentado de forma deturpada através do olhar da grande mídia,
“Tem gente que chama isso de favela, eu chamo isso de lar”, diz Ingrid Silva de 11 anos no texto que escreveu para o jornal Cultura Pantanal, que terá periodicidade bimestral.

Promover espaços como esse, de organização social e popular, é imprescindível para a transformação das realidades. Vivendo em condições de vida que não possibilitam o pleno exercício da cidadania, como por exemplo falta de saneamento básico, de oportunidade de uma moradia de qualidade e de serviços básicos para a sobrevivência, resta aos cidadãos a organização para a transformação.

É sabendo desse potencial transformador social que cada cidadão tem, que vários movimentos sociais se organizam para que, em conjunto, possam reivindicar por dias melhores de vida, por condições humanas de sobrevivência, reivindicam pelo fim da fome, pelo acesso a saúde e educação pública e de qualidade, para citar só alguns.

Com essa proposta e crença, a banda de reggae Oganjah, através do Projeto C.H.A.M.A, desde 2002, vem se organizando com a comunidade do Pantanal, para que, juntos, possam promover transformações naquele local. As atividades tiveram inicio com ações pontuais como o Natal sem Fome, ação que arrecadou alimentos para distribuição entre os moradores e moradoras da região, o Peripan, ação lúdica e cultural que levou para o Pantanal shows da banda Oganjah, Nabaga e Semente Divina e com o primeiro Tributo a Pablo Ruas, em abril de 2007, que arrecadou a verba necessária para o aluguel do primeiro espaço para realização das oficinas, este ano o Tributo a Pablo Ruas acontece em novembro no III C.H.A.M.A Festival de Cultura, no espaço Emes.

Com o crescimento e a repercussão dessas atividades na comunidade, os integrantes da banda sentiram a necessidade de estabelecer moradia no Pantanal e lá foram morar. “A importância de construir uma ação sólida aqui dentro, de realizar um projeto onde os moradores e moradoras fossem agentes da transformação e não somente assistidos é o que nos trouxe para cá. Hoje, todos participam com a banda Oganjah na construção de um Pantanal humano e de qualidade, é uma luta conjunta e organizada, a comunidade apresenta as demandas, mas também apresenta as soluções”, diz Thiago Ruas, vocalista da banda Oganjah e oficineiro do projeto C.H.A.M.A.
Hoje, a banda Oganjah, através do Projeto C.H.A.M.A, já tem dois núcleos na comunidade e oferece aulas de: jiujitsu, capoeira, pintura em camisa, corte e costura, bateria, guitarra e violão, baixo, percussão, kickboxing, canto popular, inglês, fotografia, dança, circo, dentre outros.

As oficinas, tem o objetivo lúdico e também financeiro e geram renda para os que moram na comunidade: dois adolescentes aprenderam a tocar instrumentos com os oficineiros do projeto e hoje, músicos da banda Oganjah, já contribuem com a renda familiar, também o núcleo de corte e costura e pintura em camisa prepara sua primeira remessa de produtos para venda. O projeto C.H.A.M.A ainda oferece assessoria jurídica e orientação a projetos de governo como o bolsa família, dentre outros. As expectativas para os próximos anos são muitas, a exemplo do Cursinho Popular do Pantanal, pré-vestibular para auxílio dos estudantes de ensino médio que lá moram.

Visite a exposição As belezas do Pantanal, no Galpão C.H.A.M.A, Rua Ivo Gomes, 56 - Comunidade Pantanal, Bairro Inácio Barbosa.
As fotos dessa matéria são de Arthur Pinto, comissão de registro do Projeto C.H.A.M.A
Confira o vídeo da atividade: http://www.youtube.com/watch?v=DYjDPxOiris

Nenhum comentário:

Postar um comentário