sexta-feira, 24 de abril de 2009

Projeto C.H.A.M.A se prepara para as comemorações do Ano da França no Brasil

Graças a valores compartilhados, a uma inegável proximidade intelectual e a uma mesma visão política, a França e o Brasil constituíram um sólido capital de simpatia e admiração recíprocas. Essa herança não é um patrimônio adormecido, mas um fermento para a ação futura de modo a construir, ao invés de assistir à construção do novo século.

Em 2005, o Ano do Brasil na França – intitulado “Brasil, Brasis” – fez com que os franceses conhecessem o Brasil em toda sua diversidade, sua riqueza e sua criatividade. Chamado de França.Br 2009 e lançado em dezembro passado pelos presidentes dos dois países, o ano da França no Brasil, inaugurado no dia 21 de abril e encerrado em 15 de novembro deste ano, responde à mesma ambição apresentando a face de uma França
moderna, diversificada e aberta:

- moderna na criação, na inovação e na pesquisa, na liderança do debate de ideias;

- diversificada em sua população, seus conhecimentos e seus territórios;
- aberta ao mundo e cooperando com os outros países: na África, no Caribe ou na
América Latina

Começa oficialmente no dia 21 de abril, Feriado de Tiradentes, às 20h, com o espetáculo pirotécnico multimídia O Encontro da Água e do Fogo, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, o Ano da França no Brasil. A programação - que reúne eventos artísticos, culturais, científicos, tecnológicos, acadêmicos e econômico-comerciais - acontecerá em todo o território brasileiro até 15 de novembro deste ano.

O Ano da França é importante para o aprofundamento das parcerias franco-brasileiras e para a consolidação das relações bilaterais nas diferentes áreas, tanto do ponto de vista cultural, como na área comercial, universitária e econômica. O evento está sendo realizado com o apoio dos Estados, das grandes cidades brasileiras e das regiões e municípios franceses.

Mas o Ano da França no Brasil é também o símbolo de um diálogo confiante a favor de um objetivo mais ambicioso ainda. Ligados por uma parceria estratégica, nossos respectivos países têm a ambição de, juntos, possuir mais peso nos negócios do mundo. Por dividirem uma mesma visão os dois países devem empreender uma ação convergente. Atores globais que compartilham os mesmos valores democráticos e sociais, a mesma ambição de construir um mundo mais justo, aberto e diversificado, ambos acreditam que sua mensagem será
melhor ouvida se for apresentada em uma ùnica voz.

Programação Oficial

Foram chancelados cerca de 700 projetos ao longo de quatro reuniões do Comitê Misto composto pelos Comissariados Brasileiro e Francês. Dentre as atividades previstas estão, em Brasília, no dia 07 de setembro, a apresentação da Patrouille de France e um espetáculo de iluminação dos prédios históricos da capital, a Virada Cultural francesa em São Paulo, os festivais de Ópera de Manaus, o Festival Mundial de Circo de Belo Horizonte, uma homenagem especial à França no Festival de Música Clássica de Campos do Jordão, um show
de música francesa e africana em São Luís do Maranhão, a inauguração do Centro de Música Negra de Salvador, além do espetáculo pirotécnico do Groupe F na Lagoa Rodrigo de Freitas, durante o evento de abertura oficial da programação.

Os projetos aprovados constituem um importante conjunto de manifestações artísticas e intelectuais, capaz de mostrar ao público brasileiro o que de melhor a França contemporânea tem a oferecer com sua diversidade cultural e crescente abertura para a África, o Caribe, os países árabes e a Região Amazônica, mas, sobretudo, uma oportunidade ímpar de injetar vitalidade na própria cultura brasileira, a partir do diálogo, da cooperação e da absorção de informações e conhecimentos.
Brasil Sertão e Mar.

Fonte: http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/

Programação em Aracaju - Projeto C.H.A.M.A

Assim como em diversas cidades do país, Aracaju também será palco das manifestações francófonas, o Cine Vídeo Arte e Educação realiza, neste mês de Abril, uma mostra de cinema contemprâneo francês, onde os aracajuanos poderão usufruir da vanguarda cinematográfica francesa. Também a Aliança Francesa, localizada à rua de Pacatuba, realiza a Mostra Fotográfica
"Le Piéton de Paris".

O Projeto C.H.A.M.A também se prepara para realizar as comemorações. Estão previstas duas atividades franco-brasileiras.

"Os preparativos para as atividades já começaram, serão atividades culturais envolvendo fotografia e música." diz Tia Dora, presidente da Associação de Arte e Cultura Comunidade Pantanal que realiza o Projeto C.H.A.M.A no local.

O convidado especial do projeto, é o Heitor de Pedra Azul. Heitor de Pedra Azul, autor-compositor-intérprete, poeta mineiro "de asas para o mundo", depois de muitos anos de chão-Brasil, foi morar, uns tempos, na França para espalhar, do outro lado do Oceâno, as cores-sabores-variações do nosso infinito mundo de ritmos e sons. Levou consigo a coragem, a crueza do sertão e os ondeados das florestas e do mar.

A experiência, que debutou em Pedra Azul e evoluiu por todo o Terreirão-Brasil, tem sido mostrada, com talento e simplicidade, nos palcos do Velho-Mundo por este menestrel caboclo. Com Heitor, a França conheceu um outro lado do Brasil, que não é só bossa-nova, samba e futebol, mas rico em melodias, harmonias, ritmos, historias e poesias.

O concerto "Brasil Sertão e Mar" ganhou espontaneidade e criatividade de sons. Batuques, toadas, xotes, sambas, serenatas, canções da terra, do mar e do ar, baladas embaladas, num toque mestiço que bem espelha o Brasil, compõem este show que, depois de correr mundo, vem a seu berço, seguindo, assim, a mesma sina das águas, do ar e da natureza.

Heitor de Pedra Azul se prepara para trazer toda essa magia para Aracaju e para o Pantanal, em Agosto, o Projeto C.H.A.M.A homenageia a França em Sergipe, trazendo essa fusão de cultura e sons.


Nenhum comentário:

Postar um comentário