terça-feira, 7 de abril de 2009

Bairro Pantanal é representado no Conselho Municipal de Saúde

Todas as primeiras sextas-feiras do mês acontece na Unidade Básica de Saúde, Costa Cavalcante, localizada no bairro Inácio Barbosa, a Reunião do ConselhoMunicipal de Saúde, que reúne conselheiros, gestores e a comunidade local para discussão, levantamento e planejamento de ações resolutivas/preventivas para aquela comunidade.

Na pauta desta última reunião, 03 de abril, foi levantado o diagnóstico de saúde do local, o bairro Inácio barbosa, que atualmente abrange os conjuntos Inácio Barbosa, Parque dos Coqueiros, Jardim Esperança e Pantanal. Apontamentos acerca da realidade da creche, das praças e do sanemaento básico da região são feitos afim de articular coletivamente idéias e saberes para a promoção da saúde dos moradores daquela região.

A população do Pantanal esteve presente através de Dora Ruas, presidente da Associação de Arte e Cultura Comunidade Pantanal que desenvolve, em parceria com a banda Oganjah, o Projeto C.H.A.M.A no local. Na oportunidade, as necessidades do Pantanal foram apresentadas , os problemas do lixo, do saneamento básico e da saúde da população foram pautas da reunião.

Segundo Luci, representante da secretaria municipal de saúde, a maioria dos atendimentos em realizados pelo posto Costa Cavalcante são oriundos da comunidade Pantanal, bem como a clientela da creche da região. O atendimento a essa população é feito através de consultas no posto e também de visita dos médicos às casas das famílias, para essas visitas, é preciso que um representante visite o posto de saúde e faça a inscrição para receber a visita dos médicos sanitaristas em casa.

A reunião visa promover saúde através da prevenção e educação das práticas dos moradores. Muitos casos que chegam até o posto poderiam ser prevenidos no uso de chinelos ou na correta orientação sobre as águas do rio Poxim, que cercam o Pantanal, contudo, falta informação. Para promover saúde é preciso informação + intervenção governamental para resolução do principal problema que é a falta de canalização dos esgotos da localidade, deixando o esgoto a céu aberto.

"Na reunião, chegamos a uma conclusão que, nós moradores já lutamos faz tempo, a implatação do Saneamento Básico da Comunidade Pantanal. Para o poder municipal, não somos reconhecidos enquanto região de moradores, mas a coleta de lixo entra no bairro, assim como o serviço de correio, conta de luz, somos cidadãos votantes, ou seja, somos sim uma região de moradores, e com mais de 1.000 pessoas. " Declara Dora Ruas.

Integração
A integração entre o Projeto C.H.A.M.A e a Secretaria Municipal de saúde já acontece há mais tempo. No dia 03 de março, foi promovida no Galpão C.H.A.M.A, a primeira reunião do Bolsa Família, que reuniu mais de 100 moradores da região para esclarecimentos sobre a inscrição dentre outras dúvidas. Na ocasião, os moradores assistiram a uma palestra sobre "Violência contra mulher" ministrada por Marcos Ouro, mediador de conflitos da delegacia especial da mulher que explicou a importância da denúncia, do anonimato e da luta pela igualdade de direitos.

Também em novembro de 2008, a secretaria esteve presente no C.H.A.M.A Festival de cultura, promovido pela Associação e a banda Oganjah e parcerias, o evento, que aconrteceu no Espaço Emes, ofereceu oficinas de capoeira, dança, poesia, circo, violão, percussão, capoeira, música para 130 estudantes de escola pública e a secretaria de saúde levou a peça "A arte de prevenir" para orientar os presentes.


A próxima reunião do Bolsa Família acontece dia 5 de maio no Galpão C.H.A.M.A.







Nenhum comentário:

Postar um comentário