domingo, 14 de junho de 2009

Finalização da Oficina de Serigrafia

Após dois dias de oficina, finaliza hoje as atividades ministradas pela professora Bárbara Rios no Galpão Chama. A atividade contou com a presença de moradores/as da comunidade e dos estudantes da disciplina Artes Gráfica, do curso Artes Visuais, ministrada pela professora na Universidade Federal de Sergipe.

Foram 8 horas total de curso. Além das técnicas foram também passados para os presentes a história e o desenvolvimento da serigrafia no mundo. Para Maria, 18 anos, moradora da Avenida Pantanal foi mais uma oportunidade de aprender um ofício que pode gerar renda "Atualmente, estou participando das aulas de inglês como monitora, pretendo fazer disso uma profissão. A aula de hoje foi muito interessante, parece até mágica, um desenho do papel que vai para uma tela e pode ser pintado em qualquer lugar, ouvi dizer que em época de eleição esse tipo de pintura é muito procurado."

É com esse objetivo que o Projeto Chama vem levando para os moradores/as da comunidade este tipo de oficina, promover inclusão social a partir de atividades que geram renda para que possa ser construído um projeto sustentável. "Com o núcleo de inclusão produtiva, pretendemos promover condições de vida mais favoráveis para os moradores/as. De um lado, porque oferecemos o preenchimento de um tempo, que estaria ocioso, com oficinas de arte e, por outro porque fazemos desse tempo também um tempo trabalho, convertendo arte em renda." afirma Mariana Ruas, oficineira do projeto Chama.

A oficina de serigrafia deixou pronta duas telas, uma leva a mandala do projeto que já foi silkada em camisas e bolsas e outra é uma contribuição dos/as estudantes do curso de Artes que criaram uma comunicação visual para o projeto. Bárbara diz que, para os/as estudantes, é uma experiência singular já que entrar em contato com comunidades e deslocar o referencial é fundamental para o desenvolvimentos dos futuros educadores/as.

Oficinas de Inclusão Produtiva

Já foram oferecidas oficinas de Corte e Costura, que contou com a participação das mulheres da comunidade, e em Julho estará iniciando o curso de lingerie. O objetivo do projeto com as oficinas é montar uma mini-empresa para que os moradores/as adquiram autonomia e façam de suas atividades, atividades sustentáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário