terça-feira, 23 de agosto de 2011

Parceria C.H.A.M.A. e Secretaria Municipal de Saúde


No dia 06 de Abril de 2011 aconteceu mais uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, através da unidade de Saúde do Jardim Esperança, em parceria com o Projeto C.H.A.M.A.
As agentes de saúde atenderam os moradores da Pantanal na própria comunidade, fazendo a pesagem e a medição das crianças, acompanhando o desenvolvimento desses seres tão importantes para o crescimento da comunidade.
A comunidade Pantanal e o Projeto C.H.A.M.A. agradecem a atenção e dedicação das agentes de saúde Ana Paula e Neide, e a Assintente Social responsável, Leila.
Luz da C.H.A.M.A.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Trote Solidário FANESE

Grande Visita!

Neste primeiro semestre o Projeto C.H.A.M.A. recebeu no despertar da manhã de um sábado divinamente ensolarado, a visita do DCE do FANESE que troxeram consigo: roupas e mantimentos, e mais que isto, muita alegria e amor pra dar. Por isso a necessidade de lembrança de um dia tão rico em felicidade para a comunidade.

Agradecemos esta grata surpresa aos colaboradores do projeto e a equipe FANESE que mostrou o poder da solidariedade abrilhantando novos sorrisos para o convívio social colaborando para uma significante melhoria na comunidade Pantanal. A comunidade agradece e a sociedade vislumbra um mundo mais justo e harmonioso. Estaremos sempre de portas abertas para que a luz do C.H.A.M.A. não se apague. Luz à todos! Jah guia.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Rádio Manguezal no Pantanal

Sede de produção e de mudança! Esse foi o lema da jornada Manguezal realizada pelo movimento Hip Hop Sergipano neste fim de semana.

O Evento reluziu e apontou novas perspectivas para o modo como a mídia é propagada bem como o fortalecimento do resgate do papel do negro na sociedade. A parceria da RECID - Rede de Educação Cidadã e ALPV - Aliados pelo Verso remontou valores que muitas vezes são esquecidos e deixados de lado pelo modelo de comunicação e padrão assustador das grandes mídias.

Dia de motivação para aqueles que lutam pelo direito à comunicação e pela democratização dos meios de comunicação, a manhã deste sábado, 06/08, trouxe uma experiência única e exemplar. Remando contra essa maré midiática, o projeto manguezal surgido em 2010 através de uma oficina sobre comunicação popular veio para consolidar transformação sócio cultural nas quebradas aracajuanas diz Cinho - Associação Sergipana de Hip Hop.

Para GAS-PA do LUTARMADA, formador político e representante do movimento no Rio de Janeiro, estas vivencias somam forças contra hegemônicas e se valem de um processo histórico triste e deprimente. Ele afirma a felicidade de ter presenciado uma comunidade que levanta a bandeira da cultura africana não só através da dança, mas sim pelo resgate de uma identidade cultural histórica e espiritual.

O Hip Hop é dividido em quatro elementos fundamentais com o Break - representação do corpo através da dança -, o MC - a consciência -, o DJ - a alma e a essência - e o Graffiti - a expressão da arte como meio comunicador -, mas para toda a turma que esteve presente(Cinho, Gas-PA, Mano Preto, Mano André e Mano Dino) o mais importante é o que se tornaria o quinto elemento e maior de todos eles - O Conhecimento -, pois sem ele nada vale. E é pelo caminho da sabedoria que nos provocamos a refletir esta sociedade opressora elevando o grau de criticidade através da leitura para combatermos tanta injustiça herdada de geração em geração.

Dentre as atividades presentes neste sábado intenso o que restou desta troca de experiência e conteúdo foi a notória necessidade de implementação do Hip Hop no Projeto C.H.A.M.A. Nós do C.H.A.M.A. estaremos de braços abertos esperando essa turma boa aqui no pantanal. Por isso, o convite e compromisso da moçada que leva o Hip Hop sergipano como objeto transformador está escancarada aqui e que venham mais atividades nesse segundo semestre. Axé!